domingo, 12 de janeiro de 2014

Ave da Semana #2 - Pardal

Minha segunda ave silvestre oficialmente fotografada foi o Pardal (Passer domesticus).
Todas as fotos foram tiradas aqui na cidade, entre 2011 e 2013.
Aliás, fui o primeiro a registrar essa ave aqui no município, em 17/11/2011.
Essa ave não é nativa do Brasil, mas chegou ao Brasil em 1903, quando o prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, decretou a soltura da ave. Hoje, é uma ave comum em praticamente todas as cidades, sendo mais comuns nas regiões de litoral, como Sul, Sudeste e Nordeste.
As informações são adaptadas da Wikiaves.


Características
Tamanho: medem aproximadamente 15 centímetros de comprimento (entre 14 e 16 centímetros), sendo sua envergadura de 19 a 25 centímetros.
Coloração: os machos apresentam duas plumagens: (1) durante a primavera apresentam cor acinzentada na região do píleo e na fronte; cor preta no loro e na garganta; cor marrom com riscos pretos nas asas e região dorsal; cor cinza-claro ou branca no rosto, peito e abdômen. As penas coberteiras e as rêmiges apresentam cor preta no centro e as pontas são em tons queimados. O bico é preto e os pés são cinza-rosado. (2) Durante o outono apresentam cor preta no loro; garganta com coloração apagada ou quase inexistente. A plumagem no outono é menos evidente; a maxila é preta e a mandíbula é preta-amarelada. As fêmeas apresentam cor acinzentada no píleo; marrom nos loros, fronte e bochechas; e uma lista supraciliar clara. As rêmiges e a região dorsal são similares a dos machos. Indivíduos jovens apresentam características semelhantes às fêmeas. 
Cadê o gato?

Vivem em bando.
Alimentação
Sua alimentação consiste de sementes, flores, insetos, brotos de árvores e restos de alimentos deixados pelos seres humanos. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho. Alimentam-se também de frutos como banana, maçã, mamão.

Com algumas rolinhas.
Macho. Observe a coloração.
Reprodução 
O ninho é esférico com entrada lateral, feito de capins, penas, papel, algodões e outras fibras, excepcionalmente feito pelo macho. Ele é construído em cavidades e fendas afastadas do solo, em árvores, telhados, postes de iluminação pública e semáforos. Ninhos de outras aves também podem ser utilizados. Os 4 ovos cinzentos manchados são incubados pelo casal durante 12 dias. Os filhotes são alimentados com pequenos artrópodes e abandonam o ninho com cerca de 10 dias de idade, quando passam por uma dieta vegetariana. Com freqüência os filhotes retornam ao ninho para nele dormir, durante algum tempo.
Fêmea. Compare com a coloração do macho.


Taxonomia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Passeridae

Nenhum comentário:

Postar um comentário