sexta-feira, 7 de março de 2014

Ave da Semana #9 - Pombo Doméstico

Uma ave muito comum, mas grande transmissora de doenças.

Características
Comprimento: 38 centímetros
Cabeça pequena e redonda, bico fraco, na base coberto pela “cera” a qual é intumescida no pombo. Corpo pesado, plumagem cheia e macia sendo rica em pó. Hálux bem desenvolvido. Canto territorial o qual é esquematizado e baixo, sendo emitido de bico fechado. Vive até 16 anos
Alimentação
É granívora e frugívora, descendo ao chão para comer. Com o bico, costuma virar folhas secas em busca de alimentos. Sinantrópica, adaptou-se muito bem ao ambiente urbano. Visto muitas vezes em praias consumindo restos de resíduos alimentares de seres humanos. 
Reprodução
Durante o cortejo o macho faz reverências diante da fêmea. Quando querem atrair a atenção enquanto voam batem os lados dorsais das asas por sobre o dorso. Os parceiros acariciam-se na cabeça alimentando-se mutuamente com uma massa regurgitada do papo. Põe 2 ovos, que são incubados por 16 a 19 dias. Faz de 3 a 6 posturas por ano. 
Hábitos
Essa pomba se adaptou perfeitamente à vida nas cidades. Voa bem. Move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos. Pára a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não saltita nunca. Boceja. Não esconde a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho.
Particularidade
É considerada um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombo
Taxonomia
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Espécie: Columba livia
Adaptado de WikiAves

Nenhum comentário:

Postar um comentário