segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ave da Semana #8 - Rolinha Roxa (Columbina talpacoti)

Minha 8ª ave silvestre fotografada (primeiro registro em Novembro de 2011), foi fácil achá-la por aqui, pois é bem comum. Até seu canto eu já conhecia e não sabia que era dela.

Comprimento: 17 centímetros
Peso: 47 gramas.
O macho, com penas marrom avermelhadas, cor dominante no corpo do adulto, em contraste com a cabeça, cinza azulada. A fêmea é toda parda. Nos dois sexos, sobre a asa há uma série de pontos negros nas penas. Os Filhotes saem com traços da plumagem de cada sexo.
Alimentação
Alimenta-se de grãos encontrados no chão. Havendo alimento, reproduz-se o ano inteiro. Costuma frequentar comedouros com sementes e quirera de milho.
Reprodução
O casal mantém um território de ninho, afastando as outras rolinhas de perto. Os ninhos são pequenas tigelas de ramos e gravetos, feitos entre cipós ou galhos, bem fechados pelas ramadas do entorno. Postura de 2 ovos, chocados pelo casal entre 11 e 13 dias. Os filhotes saem do ninho com no máximo 2 semanas de vida. Os ninhos são construídos em árvores baixas e altas e as vezes em cachos de banana ou em calhas das casas e nos telhados. 
Hábitos
Adapta-se aos ambientes artificiais criados pela ação humana. Vive em áreas abertas; o desmatamento facilitou sua expansão. Muito agressivas entre si, embora possam formar grupos, disputam alimentos e defendem territórios usando uma das asas para dar forte pancadas no oponente. Nas disputas ou quando tomam sol, deitadas de lado no chão e com a asa esticada para cima, mostram a grande área de penas negras sob a asa.
Seus predadores incluem aves de rapinas e répteis, como tejus.
Adaptado de WikiAves

Taxonomia
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário