domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ave da Semana #5 - Bem Te Vi


De todos os pássaros, esse é o meu favorito. É ele quem vinha me acordar todas as manhãs no meu outro quarto. Seu nome científico - Pitangus sulphuratus - significa algo como "pitanga sulfúrica", por causa da sua cor amarela. É uma das aves mais comuns no Brasil.

Características
Comprimento: entre de 20,5 e 25 centímetros
Peso: 60 gramas
Plumagem: tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações. 
Existem várias espécies de tiranídeos com o mesmo padrão de cores, dentre as quais 4 são particularmente similares ao bem-te-vi: o neinei (Megarynchus pitangua), o bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bentevizinhos do gênero Myiozetetes, o bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis) e o bentevizinho-de-asa-ferruginea (Myiozetetes cayanensis). 
Alimentação
Possui uma variada alimentação. É insetívoro, podendo devorar centenas de insetos diariamente. Mas também come frutas (como bananas, mamões, maçãs, laranjas, pitangas e muitas outras), ovos de outros pássaros, flores de jardins, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, além de peixes e girinos de rios e lagos de pouca profundidade e até mesmo pequenos roedores. 
Costuma comer parasitas (carrapatos) de bovinos e equinos. Apesar de ser mais comum vê-lo capturar insetos pousados em ramos, também é comum atacá-los durante o voo. 
Em Natal/RN, apesar de não ter registrado em fotos, foi verificado um indivíduo comendo ração para cães por vários dias. Em suma, é uma ave que está sempre descobrindo novas formas de alimento. 
Devido ao seu regime alimentar generalista, por vezes contribui para o controle de pragas de insetos, inclusive cupins urbanos.
Reprodução
Faz ninho grande e esférico, com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores geralmente bem cerradas, com entrada lateral; porém, já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta. 
Pode utilizar para construir o seu ninho, sobretudo em zonas urbanas, material de origem humana, como papel, plástico e fios. 
Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas. 
Existem muitos registros de nidificação em cavidades em árvores, rochas e estruturas artificiais, em vários países; é, portanto, ave cavinidícola (que nidifica em cavidades).
Hábitos
É agressivo, ameaça até gaviões e urubus quando esses se aproximam de seu “território”. (Já vi isso aqui em Maracanaú e em Fortaleza). 
Costuma pousar em lugares salientes como postes e topos de árvores. 
Pode-se vê-lo facilmente cantando em fios de telefone, em telhados ou banhando-se nos tanques ou chafarizes das praças públicas, demonstrando grande capacidade de adaptação.
É um dos primeiros a cantar ao amanhecer. Anda geralmente sozinho, mas pode ser visto em grupos de três ou quatro que se reúnem habitualmente em antenas de televisão.
Adaptado da WikiAves
Taxonomia
Classe - Aves
Ordem - Passeriformes
Família - Tyrannidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário